quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A melhor canção natalícia do mundo

5 noites, 5 filmes e uma canção natalícia

O FINAL CUT apresenta-lhe um calendário com os melhores DVD para ver nestes dias ensanduichados entre as festas do Natal e do fim de ano



Dia 26
PONYO À BEIRA-MAR
de Hayao Miyazaki
Castelo Lopes
No rescaldo do Natal, com papéis de embrulho ainda pelo chão, e o cheiro a sonhos ainda pelo ar, sugere-se um filme (também ainda) de comunhão familiar. O filme é para maiores de 6 anos, mas tem a garantia de deslumbrar adultos. A versão nipónica da A Pequena Sereia, de Hans C. Andersen, dá-lhe as tréguas natalícias de permanecer fora deste mundo por 100 minutos de imersão total na animação sem arestas do mestre Hayao Miyazaki. Depois de O Castelo Andante, é a vez de uma história, cheia de mar e fantasia, de um menino que encontra na praia um peixe vermelho preso num frasco.

Dia 27
ANDANDO
de Hirokazu Kore-eda
Atalanta
Quem disse que as famílias normais não tinham nada de especial? Talvez um dos melhores filmes que esteve em sala durante este ano – quem o perdeu pode aproveitar para o ver... em família. Do mesmo realizador de Ninguém Sabe (com o qual partilha, aliás, uma actriz), Andando acompanha 24 horas da vida de uma família japonesa reunida em casas dos avós, que, nestas alturas de encontro, é igual a todas as outras, com seus ressentimentos, segredos e memórias. Dois avós, dois filhos, três netos, uma nora e um genro, cujas relações se movem com pinças, ou com pauzinhos de comer, já que neste encontro se misturam, com uma subtileza rara, sentimentos e gastronomia. E borboletas amarelas.

Dia 28
SÉRAPHINE
de Martin Provost
Atalanta
O filme que arrebatou os césares do cinema francês deste ano tem o imenso mérito de nos apresentar uma figura, cinematograficamente muito poderosa, da história da arte. Entre a primeira guerra e a depressão económica, na França rural, uma mulher meio esgrouviada esfrega o chão dos outros com as suas mãos grossas. À noite, no seu quarto sórdido, enquanto entoa cânticos religiosos, pinta telas delicadas, com as suas mãos finas. A actriz belga Yolande Moreau faz aqui uma excelente composição da personagem de uma pobre louca que ousou afirmar-se como artista.

Dia 29
400 ANOS DE MONTY PYTHON
de Monty Python
O ano está quase a acabar, portanto, se teve a sorte de receber (ou a generosidade de oferecer a alguém próximo) esta fantástica caixa, aproveite para se reabastecer de uma boa fornada do melhor humor de todos os tempos. É que vai precisar dele para o próximo ano... A edição comemorativa dos 40 anos dos «fabulosos seis», desde a sua estreia, em 1969, na BBC britânica, contém todos os sketchs dos 45 episódios da série Flying Circus, as duas longas A Vida de Brian e o Cálice Sagrado, o espectáculo que os Monty Phyton deram ao vivo em Hollywood Bowl e ainda um disco de bónus com reportagens inéditas.

Dia 30
O FEITICEIRO DE OZ
de Victor Fleming
Warner Bros
E pronto, fim do prazo para pôr em dia a sua cultura visual. Mais uma obra de sempre para (re)ver em família. Esta edição comemorativa dos 70 anos do filme (estreou-se em 1939), vem equipada com um versão sing-along, para cantar o Somewhere Over the Rainbow, com a Dorothy e os seus três amigos. O ano velho está a ficar para trás, meio enublado, tal como a sequência, no Kansas, a preto e branco. Mais vale ver o futuro nas inigualáveis cores do Technicolor, agora restauradas digitalmente. E, em 2010, não se esqueça: siga sempre pela estrada de tijolos amarelos.

Sem comentários: