skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Shakespeare de chuteiras
Star Crossed - Amor em Jogo, de Mark Heller
A fórmula Romeu e Julieta é tão universal que já atravessou tempos e tempestades e foi sujeita aos mais duros testes. Passa agora por mais uma surpreendente e inusitada prova, das mais árduas que se podem imaginar, no filme de Mark Heller – A vida em Jogo, uma co-produção luso-britânica, bilingue e rodada na cidade do Porto.
O ponto de partida exigido é dois clãs, duas famílias, visceralmente antagónicas. Poderiam ser partidos políticos, oponentes religiosos , famílias rivais de peixeiros do Mercado do Bolhão ou comunidades piscatórias de Cachinas e da Póvoa. Mas escolheram o futebol, claro que sim, não o argumentista, mas os produtores. Porque nenhum outro fenómeno provoca paixões, ódios e amores, de forma tão gratuita, animalesca e irracional. Além disso, se o futebol movimenta milhões, um filme sobre futebol potencialmente também o fará.
Todavia, perante a realidade que conhecemos (não falo das ligas da Colômbia ou do Burkina-Faso) seria um absurdo elevar a paixão a tal limite: não se imagina um adepto do Sporting a impedir o casamento da sua filha com um benfiquista, só por este não ser do seu clube («Com um reles lampião, jamais!»).
Assim, para se libertar do imbróglio, o argumentista resolveu a situação criando duas equipas imaginárias num mundo imaginário, em que os jogadores são os próprios hooligans. É-nos pedido, logo à partida, um elevado grau de abstracção: faz de conta que o Porto não é o Porto, que o Estádio do Dragão não é o Estádio do Dragão, que as equipas daquela cidade se chamam Invicta e Castelo, que os jogadores de futebol sabem todos falar inglês, que uma das equipas é maioritariamente inglesa... Quem não conseguir ultrapassar todas estas premissas fica bloqueado logo nas primeiras cenas. Quem tiver essa capacidade de se abstrair só se deixa bloquear mais à frente.
As melhores cenas do filme são as filmagens dos próprios jogos (apenas duas, uma no estádio outra na rua), com um ritmo frenético. Apresentam-nos um campo de batalha. Não se trata certamente de nenhuma partida como estamos habituados a ver. A violência é tal que o Paulinho Santos pareceria uma donzela ao pé daqueles brutamontes. Aproxima-se mais de um jogo de Futebol Americano, sem capacetes. Ou mesmo da pancrácia – modalidade das Olimpíadas Gregas em que, literalmente, valia tudo menos arrancar olhos. A cena serve para nos localizar num ambiente de ódio brutal, dando ênfase à oposição entre os grupos.
Essa oposição não se dá de forma tão drástica a nível das claques, que quase não se vêem, mas sim a nível dos próprios jogadores, que se odeiam visceralmente e agridem-se a pretexto de nada. A partir daqui nota-se um esforço quase meticuloso de seguir a obra de Shakespeare (recontextualizada) ponto por ponto. É um grande desafia para o argumentista: transpô-la para um universo assim tão bizarro. E esse é o maior mérito do filme, essa fidelidade relativamente rigorosa (a varanda é substituída por um camarote do Dragão).
A paixão entre a filha do presidente da Invicta e de um jogador inglês do Castelo é um amor impossível, com obstáculos intransponíveis, que acaba, inevitavelmente, em tragédia, tal qual o dramaturgo inglês a desenhou. O pior de tudo é o mau gosto do realizador: que envolve uma panóplia de clichés, sobretudo de realização e fotografia, optando pelas mais telenovelísticas técnicas, de campo contra-campo, com direito mesmo a amor à fogueira ou a flores que se entrelaçam no ar. O exacto oposto à obra valorosa de Mário Barroso que, apesar das dificuldades temporais, soube reler como história adolescente contemporânea o Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Neste Romeu e Julieta da bola o pontapé de saída, por si só, já era muito difícil: o contexto futebolístico, e o bilinguismo exigido pela co-produção. O realizador transforma-o num objecto insuportável. Não há Shakespeare que resista.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário