skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
quinta-feira, 29 de março de 2007
Perto da vista
Sinal de Alerta
, de Andrea Arnold
Sinal de Alerta é um filme europeu, daqueles em as personagens parecem reais, as vidas banais parecem dramaticamente reais, as suas caras e palavras parecem reais, até o sexo que fazem parece real.
Menos que uma cortina. Menos que uma fina barreira invisível. Menos que um espelho. É um filtro entre cá e lá. E lá a realidade é coada pelas câmaras. As ruas são filtradas pelo azul-chumbo do digital. As pessoas tornam-se esparsas, abstractas, desfocadas pelos zoom, irreais, como se quisessem deixar de existir... E o filme da britânica Andrea Arnold, Red Road (Sinal de Alerta, na versão portuguesa) começa justamente neste posto fronteiriço, nesta linha que separa as duas realidades, que é o centro de vídeo-vigilância de um circuito de câmaras montadas nas esquinas menos recomendáveis de Glasgow. Jackie (a actriz Kate Dickie) é uma voyeur profissional, vigia os passos dos transeuntes, assinala movimentos suspeitos, previne as autoridades É um voyeurismo benigno – mas será que isso existe? Isto é uma questão que o filme não se preocupa em responder. Pelo menos, não de forma linear.
Jackie tem pela frente uma parede forrada de ecrãs. Com o manípulo segue o seu próprio guião, faz close-ups, viaja de cena em cena, observa os planos-sequência, faz um travelling pelas vidas alheias, como se ela própria fosse um realizador a gritar Acção! e Corta!... São mosaicos de vidas, vultos errantes que arrastam os seus quotidianos pelas ruas frias e despersonalizadas da Escócia. Debaixo do cinzentismo do digital, pressentem-se outros e humanos cinzentismos. Jackie zela pela segurança destes nómadas dos quotidianos, já lhe conhece os hábitos, os trajectos, segue o rasto ao que elegeu actores principais do seu «filme» privado. Jovens embriagados que lutam, namorados que se escondem atrás do muro para se beijarem, o homem que arrasta um cão moribundo, a empregada de limpeza que dança solitária durante a noite, quando a empresa se torna numa espécie de cidadela evacuada.
Ainda que forrados a cinzento, há ali um subúrbio que pulsa. As câmaras captam-lhes os sinais vitais. A vida está mais do lado de lá, afinal. «La vraie vie est ailleurs» (Rimbaud). Jackie vive assolada pela solidão, acompanhada por estes vultos digitais. Parece desprovida de tudo, até de sonhos e de ansiedades. Distante, quando o colega casado a conduz para a sessão de sexo ocasional num carro, num terreno ermo. Está num estado de hipoglicémia emocional. E a actriz (notável e estreante, tal como a realizadora, numa longa metragem) mantém aquele registo inexpressivo, estudadamente contido, que deixa a história ir-se contando por si própria, numa tensão alimentada, sem grandes convulsões iniciais. Através de um guião depurado e expurgado de ruídos sentimentais.
Porque este é um filme muito europeu. Daqueles em que as personagens parecem reais, as vidas banais parecem dramaticamente reais, as suas caras e palavras parecem reais, até o sexo que fazem parece real.
Red Road é a primeira longa-metragem da realizadora e argumentista britânica, já antes vencedora de um Óscar para a curta Wasp. Este seu filme está integrado num projecto que envolve três realizadores que filmam a sua visão das mesmas personagens, na mesma cidade. O filme arrecadou o Prémio do Júri na edição de 2006 do Festival de Cannes e ainda cinco prémios BAFTA, os Óscares britânicos.
Mas a dada altura, o filme desdobra-se em dois. Justamente na altura em que Jackie vê no seu circuito interno de televisão aquele que ela queria arredar para longe da vista. E atravessa a fina barreira de que se falava no início. De espectadora passiva passa a protagonista. Do seu posto onde via sem ser vista, Jackie passa para o outro lado do espelho. Para o mundo que supostamente teria mais cor - mas não tem -, mais contornos - mas não tem. É a vida real, a que nós temos, com todas as suas irrealidades. Aqui o filme perde parte da sedução inicial. Perde o encanto de «filme caixa chinesa», em que o vigilante é vigiado por nós espectadores. Deste jogo de espelhos, desta dupla dimensão. Tão bem conseguida em filmes recentes como Caché de Michael Haneke, ou As Vidas dos Outros, de Florian von Donnersmarck, ou no tão justamente celebrado Alice, de Marco Martins. O filme corre o risco de se tornar num thriller banal, não muito convincente, passado nas torres descoloridas e urbano-depressivos da Red Zone. Onde a vingança e o erotismo estranhamente se cruzam. Ou não é tão estranho quanto isso, citando o título do filme de Fassbinder, «o amor pode ser mais frio do que a morte».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário