skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Contagem decrescente
4 meses, 3 semanas e 2 dias,
de Cristian Mungiu
Acentuado arrefecimento diurno. Com tendência a agravar-se lá mais para o fim do filme. Tudo é frio e despigmentado, lívido e carrancudo, sombrio e autêntico neste regresso aos
eighties
romenos, na surpresa maior mas nada polémica da 60ª edição do Festival de Cannes, de 2007: o júri presidido por Stephen Frears atribuiu a Palma de Ouro a
4 meses, 3 semanas e 2 dias
, a terceira longa, sem grandes orçamentos nem vedetas nem artifícios, do mediaticamente desconhecido Cristian Mungiu. Porque às vezes também acontece na vida real que os pequenos Davids do cinema de autor vençam os esmagadores Golias da cinematografia mundial, como Tarantino ou os irmãos Cohen. Seis meses depois, Cristian haveria de arrecadar um já não surpreendente «Melhor filme do ano», dado pela Academia de Cinema Europeu.
Corriam e derrapavam os últimos anos do demencial (des)governo de Nicolau Ceausescu, antes da sua queda e execução, em 1989. Eram os tempos do culto da personalidade à asiática, das fotografias manipuladas, dos informadores em cada esquina, das bichas nas ruas para comprar «o que houvesse», dos racionamentos de gás e electricidade, da ausência de liberdade de expressão, da proibição das máquinas de escrever, de um faraónico Palácio do Povo que arrasou um bairro inteiro de Bucareste, dos carros Dácia, das descoloridas torres de apartamentos... Mas a Roménia não será o tema deste filme, apenas o contexto. Aquele em que se movem duas raparigas que partilham um exíguo quarto de residência universitária, numa cidade romena. Estudem tecnologia, «porque com tecnologia não se é mandado para a aldeia». Tudo parece exíguo, e, ao mesmo, densamente povoado. De vozes, pessoas, tralha irrelevante, objectos inúteis, produtos traficados, coisas a acontecer lá atrás... E há a exiguidade dos espaços (Cristian gosta de filmar em ambientes reais), e a exiguidade das vidas, a exiguidade dos orçamentos, a exiguidade das intenções e dos destinos. Uma das medidas de Ceausescu quando chegou ao poder foi proibir o aborto, legalizado até aí na Roménia. Com a queda do regime esta, aliás, foi uma das primeiras leis a ser reinstaurada: a da legalização do aborto. Os romenos ainda estavam em fase de stress pós-traumático, no rescaldo dos tempos em que tudo se tinha de traficar no mercado negro, do sabonete aos cigarros, da gasolina às pastilhas elásticas. Também o aborto era mercadoria negra e clandestina. O título do filme refere-se ao tempo de gestação do feto não desejado que cresce na barriga de uma das raparigas. Enquanto isso, elas estão em contagem decrescente, a olhar a exiguidade do tempo que lhes resta. E terão de enfrentar a rudeza generalizada dos funcionários, contar todos os leis e alugar um quarto de hotel barato para proceder à intervenção. Só que o parteiro que trafica abortos recusa-se a receber apenas dinheiro... A humilhação, o rebaixamento, dificilmente um abismo poderia ser tão claustrofóbico.
Romenos como nós
E com este são três os filmes romenos que passaram recentemente nas nossas salas, depois dos excelentes
A Morte do Sr Lazarescu
,
de Cristi Puiu, - uma espécie de on the road, quase em tempo real, a bordo de um ambulância pelo impiedoso, mais dantesco que «lazarescu» sistema de saúde na Roménia-, e
12:08 a Este de Bucareste
, de Corneliu Porumboiu ,- onde se ridicularizavam os ímpetos revolucionários pouco impetuosos no decurso de um amador programa de televisão. E isto só vem provar que está mais que viva e recomenda-se a cinematografia destes nossos parentes da UE, de eslavas longitudes, língua latina e um temperamento muito português. Aliás, estes filmes tem um inidentificável gosto a filme português.
4 meses, 3 semanas e 2 dias
(estreia hoje, quinta, dia 17) é um drama poderoso, cuja força vem da crueza, da autenticidade, da subtileza, da sobriedade dos actores, da coerência estilística do realizador. Depois de as duas estudantes se despenharem no abismo (ou é o abismo que desaba sobre elas?), a vida lá fora continua, é sempre assim. Mas elas já se tornaram menos presença e mais ausência. Como um útero desabitado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário