skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
domingo, 3 de maio de 2009
Yuppie procura sindicalista
De Malas Aviadas, de Jonas Elmer
Mesmo para os apreciadores do género, comédia romântica, De Malas Aviadas não é um bom filme. Renée Zellweger é mais irritante do que engraçada, Harry Connick Jr não ajuda, a história é tão previsível que, vendo uma ou duas cenas, descobre-se o filme todo, e está cheio de pormenores de mau gosto. Os próprios diálogos alimentam-se à base de clichés de «o que é o campo» e «o que é a cidade». E até há graves rupturas na lógica interna da própria história, para prejuízo para a tensão dramática tão importante para o género. Contudo há um aspecto interessantíssimo de observar neste filme menor: a crise económica é uma evidência tal nos Estados Unidos que até se tornou pretexto para filmes piegas e bem-dispostos. Há 10 anos seria impensável que a EEG apostasse numa história de amor entre uma ambiciosa candidata a CEO de uma grande empresa e um delegado sindical. Há 10 anos seria pura e simplesmente impossível que um blockbuster escolhesse um delegado sindical como personagem.
De Malas Aviadas é uma história operária, no interior dos Estados Unidos, onde, tal como por cá, fecham fábricas todas as semanas. A pequena e simpática vila do Minnesota, mais de metade do ano gelada, gira à volta de uma fábrica de barritas de cereais, controlada por uma grande empresa. A ambiciosa Lucy Hill vem de Miami com o objectivo de remodelar as instalações, reduzindo pessoal. É recebida com natural desconfiança. Todavia acaba por se apaixonar por Ted, o delegado sindical (a isto se chama concertação social), pintado, de início, obviamente, como o último homem do mundo pelo qual ela se poderia interessar. Mas já se sabe que nisto das comédias românticas um amor e o ódio andam sempre coladinhos e, mais do que na vida, aplica-se o ditado «quem desdenha quer comprar».
O que ela compra, com o pacote, é alguma consciência operária, ligeiramente de esquerda. O capitalismo (selvagem) é apontado como o mau da fita e acaba destruído com uma retoma de consciência da protagonista. Mas não se animem em demasia as almas de esquerda que, pese a eleição de Obama, a América não está assim tão mudada ao ponto de aceitar um filme declaradamente esquerdista na sua indústria. Hollywood nunca pegaria no tema com a lucidez ideológica de Mike Leigh ou Laurent Cantet (O Emprego do Tempo, Recursos Humanos). Nem sequer repete a frescura utópica do discurso de Henry Fonda, em As Vinhas da Ira (John Ford) ou a determinação de classe de Marlon Brando, em Há Lodo no Cais (Elia Kazan). Os tempos são outros, e o dinamarquês Jonas Elmer, que realiza este filme, não é um autor, e como tal não arrisca subverter o sistema.
Os trabalhadores unem-se. Mas essa união não serve de afronta ao patronato, não há greves, nem manifestações, muito menos apropriações. Trabalham horas extra, noite e dia, em prol do seus patrões, para dar provas da viabilidade da empresa e assim não perderem o emprego. O que é de uma perversidade absoluta – este «se trabalhar mais pelo mesmo salário não fico desempregado» significa um retrocesso na História de mais de um século até aos confins da Revolução Industrial.
Quando, no final, os operários, incitados pela reconvertida Yuppie, arriscam comprar a fábrica , é-nos devolvido algum espanto, por uma comédia romântica insinuar a ideia de uma cooperativa. Mas logo tudo se desfaz. A cena final, em que Blanche desmaia ao receber o cheque dos milhões dos direitos de autor, logo nos recoloca no velho sonho americano. E, alicerçando-se no falacioso conceito de «terra de oportunidades», se (re)constrói o neo-liberalismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário