skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
segunda-feira, 16 de junho de 2008
A Visita da Velha Senhora
Alexandra
, de Alexander Sokurov
Podia ser uma Alice da terceira idade, que caiu no buraco do coelho e saiu numa outra dimensão, que não tem nada de maravilhoso, antes de tenebroso. Toda a hora e meia de filme se condensa numa frase: uma avó vai visitar um neto à guerra. Ponto. É esta a story line minimalista de Sokurov. Uma velha senhora, deambulante, como a forma de filmar do realizador, no ambiente masculino, despigmentado e enevoado de tanto pó, de casernas deploráveis num acampamento militar na frente de batalha. É na Tchetchénia, a rodagem decorreu em Grozny, mas não interessa, podia ser outra guerra qualquer, noutro país qualquer, noutro século qualquer. Como a guerra dos 100 anos de Brecht, em Mãe Coragem. Esta é uma avó de todos os tempos que vai visitar um neto que está na guerra há demasiado tempo – todas as guerras duram demasiado tempo. Ela aparece ali, deslocalizada, fora do seu mundo, arrasta os pés no caminho pedregoso habituado a mais ágeis passos, às mais robustas solas das botas cardadas. As pernas são trôpegas demais para trepar aos tanques, o corpo cansado deixa-se tombar nos assentos, como um fardo. Ela é uma avó, velha, cansada, mas sólida. Tem qualquer coisa da altivez da Miss Daisy, tem qualquer coisa da desorientação benigna da velhinha do Quarteto Era de Cordas, tem o universalismo brechtiano de que já se falou, a inanição de fim de vida de Tchecov, tem algo de profundamente russo, que talvez nos escape: É uma baboucka... Uma personagem incrível, em suma, compósita sim, mas diferente de tudo. Sokurov quis fazê-la interpretar pela famosa cantora lírica russa Galina Vishnevskaya (viúva do violoncelista Mshislau Rostopovich), e ela mantém, octogenária, neste ambiente de hostilidades (assim mesmo com s) a postura de diva. Às vezes olha para aquele mundo, os interiores das kalashnikov e dos tanques (que cheiram mal, a homem e a ferro), com uma curiosidade quase infantil. Ou com a apatia serena da idade. Outras vezes, roça a arrogância, até quando é amparada e conduzida pelo braço. É a arrogância de quem tem mais alma do que corpo. Ela emite constantes sussurros e lamentos em meia voz, como as pessoas velhas costumam fazer, uma espécie de voz interior, constantemente a sair cá para fora.
E é um mundo desalmado, este onde Alexandra vai parar. De uma palidez inóspita. Tudo ali é pardo, deslavado, monocromático – até os soldados, camaleões no seus camuflados. Todo o filme é contido, sóbrio, atmosférico – e há sempre, ou quase sempre, uma música clássica de fundo, em volume baixo, que não nos deixa desfocar do absurdo, do estranhamento. O estranhamento daquele amor ... (não há adjectivo para a relação avó neto, podia ser bimaternal ou coisa assim...)..., ali, na linha da frente da batalha. De onde partem as missões, aonde chegam exaustos e mal-cheirosos os homens. Não há um tiro nesta guerra, apenas o pó dos rescaldos, os olhares pesados dos ocupados, a solidariedade das mulheres de lenço, e os escombros descarnados de uma Tchetchénia no osso. E no meio de toda esta pós-violência, o amor de uma avó que quer rever o neto, e saber como ele está, como vive, como se alimenta, como se lava, e quando é que vai casar. Tudo num plano de contenção, de sobriedade, de ausência de grandes toques físicos – apenas as mãos rudes, de unhas tingidas, do capitão neto a desfazer as tranças prateadas da avó, como dantes costumava fazer. A melancolia é avassaladora. Sobretudo na cena final, em que, por entre carros de combate, a avó Alexandra arrasta o saco das compras naquele inacessível chão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário