skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
E agora algo completamente indiferente
A Vida Interior de Martin Frost
, de Paul Auster
Em A Vida Interior de Martin Frost, de Paul Auster tudo é demasiado neutral e plano, com os mares sem ondas que entendiam os surfistas
O dramatismo não comove, o humor não faz rir – e quando isto acontece um filme está perdido. O Mundo Interior de Martim Frost, do realizador e escritor Paul Auster, não é um filme totalmente perdido. Não deslumbra mas também não aborrece. Não escandaliza mas também não seduz. Deixa-nos assim num estado de indiferença. Como aqueles quartos de hotel, beges, impessoais e pacificadores.
O filme, a segunda experiência de realização a solo do escritor, depois de Lulu on The Bridge (1998), começa com um travelling pelo interior de uma casa. A câmara passa por quadros, móveis, fotografias onde se podem ver de relance o próprio Auster e a mulher, a também escritora, Siri Hudstevt. São os donos da casa, que nunca aparecem mas são várias vezes e insistentemente nomeados: Jack e Diane Restau. Trata-se do primeiro sinal do síndrome matrioska deste filme – Restau é um anagrama de Auster, revelou o próprio numa entrevista. O segundo sinal reside no factor da voz off pertencer ao próprio escritor, apesar de tal não constar dos créditos finais. E aqui temos um escritor que conta uma história sobre um escritor que conta uma história...
O Mundo Interior de Martim Frost foi todo ele rodado em Portugal – mais por conveniências orçamentais do que por qualquer outra razão. Através de Wim Wenders, Auster conheceu Paulo Branco que lhe proporcionou uma equipa quase familiar para um filme de baixíssimo orçamento. A moradia onde se desenrola a história fica nas Azenhas do Mar, perto de Sintra, mas não é uma casa portuguesa, com certeza. Aliás, Auster evitou tudo o que podia ser ex-líbris ou típico. Aqueles exteriores são apátridas, são um não lugar. Tanto podiam ser rodados cá como noutro qualquer sítio do planeta – não tanto assim, sejamos justos: há umas aparições de uns sobreiros e de uns pinheiros mansos muito reconhecíveis. Mas só para português reconhecer.
Tudo se passa entre quatro actores, um inglês, uma francesa, um americano e uma americana.
O inglês é o fantástico David Thewlis que já desempenhou papéis notáveis em filmes de Mike Leigh. Aqui deixa-nos mais ou menos... indiferentes. Faz de Martin Frost, um escritor anti-social que se refugia, como um eremita, numa casa de campo de amigos, para descansar depois de ter escrito o seu quarto romance.
A francesa é Irène Jacob, uma misteriosa mulher que uma manhã lhe aparece na cama, sem mais nem menos, e que usa soutiens de renda e é muito mais filosófica nas leituras do que nos actos. Passa o tempo a ler o Tratado do Conhecimento Humano, de George Berkeley, o Tratado da Natureza Humana, de Hume, a Crítica da Razão Pura, de Kant. É uma musa inspiradora. É bom que as musas sejam eruditas e percebam de filosofia. Mas esta, mesmo para musa, parece-nos um bocado pretensiosa, e bastante irritante. E até com uma contribuição, arrisca-se, relevante no estado de indiferença geral gerado pelo filme – é só uma opinião, porque na verdade esta actriz arrasta uma corte de (incompreensíveis!) admiradores.
O americano é Michael Imperioli (de Os Sopranos), um canalizador, candidato a mau escritor, que joga ao tiro ao alvo com chaves de fendas vestido à cowboy (!?!), despreza o Bush mas não é democrata (é trotskista) e tem as tiradas mais desinspiradas do filme como «Uma vez li num sítio que a chuva na Índia cai com tanta força que as gotas parecem balas. Se não se tiver cuidado pode-se morrer quando se vai à rua»...
A americana é Sophia Auster, filha do realizador. Faz de musa incompetente, que aparece tipo zombie e depois começa a cantar.
No meio de toda a implausibilidade (mais que assumida) da história há cenas que talvez até consigam escapar ao desinteresse que assola o filme. E até surpreendem. Aquela em que, uma por uma, as 37 páginas da obra do escritor Martim vão sendo consumidas, à medida em que uma vida vai sendo concedida – embora o expediente do lume da lareira a extinguir-se ao mesmo ritmo em que alguém solta o último suspiro seja demasiado óbvio. E também a cena em que dois mundos, estanques mas não incomunicáveis, interagem através de uma porta fechada.
Auster, que se diz um «escritor que às vezes faz filmes», empenhou-se na construção desta obra nas tarefas mais irrisórias. Do guião à pré-produção. Escolheu todas as toalhas, copos, móveis e quadros que decoram a casa. Andou a desatarraxar os puxadores de porcelana das portas e gavetas da cozinha porque achava que pareciam bolas de pingue-pongue. No entanto, nota-se demasiado que o filme era uma curta-metragem, alongada à posteriori, e enxertada com personagens irrelevantes.
É uma história de amor (quase todos os filmes o são, em última instância) – mas é-nos indiferente se o par acaba junto ou não. É uma história de um escritor em processo de criação – mas é-nos indiferente se ele consegue escrever ou não. Há uma personagem em risco de vida – mas é-nos indiferente se ela sobrevive ou não... Tudo é demasiado neutral e plano, como aqueles mares sem ondas que entediam os surfistas. Ou como o quarto de hotel de que falávamos no início. Cómodo, neutral, acolhe-nos durante um tempo e não fica registo na memória. Só no Check-Out.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário