skip to main
|
skip to sidebar
Genérico
Frames
Déjà Vu
Ciclone
Ultra-Sons
Videovigilância
Encontros Imediáticos
O Gosto dos Outros
Quiz
De Olhos Bem Abertos
quinta-feira, 6 de março de 2008
Cães de louça
Lobos
, de José Nascimento
É outra vez a história de um naufrágio, como em Tarde Demais (2000), o anterior filme do realizador José Nascimento, sobre o caso verídico de um barco de pescadores que se afunda no Tejo, com terra à vista. A sua terceira longa, Lobos (estreia-se na próxima quinta, dia 13), também começa no pós-tragédia. Quando as personagens embarcam, já vai o bote entornado. Escusado tentarem remar em frente, que a única direcção possível é o fundo. Ou ousarem manter-se à tona, que não há bóia de salvação que lhes valha nem colete que lhes sirva. A história de um afundamento – só que em terra firme. O naufrágio – mas completamente seco. Lobos é um road-movie, que acompanha o périplo de dois náufragos da estrada. Eles são um casal improvável, incestuoso, à beira do afogamento, com a consanguinidade e um crime às costas: O tio de meia idade e uma sobrinha de 16 anos. Ele, Nuno Melo, e ela, Catarina Wallenstein – e desde há dez anos, com Ana Moreira, em Mutantes, que não havia uma estreia tão auspiciosa no cinema português.
Pele de cordeiro
Mas por enquanto seguimos um tio e sobrinha de película, nesta travessia inútil. Na primeira parte, eles são fugitivos no asfalto, viajam de carro, e de carrinha, e de camião TIR, e de Jipe pelas estradas do Norte. E José Nascimento convoca todo um catálogo estilístico associado às tão cinematográficas fugas on the road: o tremor da câmara articulado ao do motor no início do filme; os faróis que batem nos traços brancos da estrada; a banda sonora seleccionada a partir do auto-rádio; as transparências das árvores nos vidros laterais do carro; os reflexos de um céu enublado; o movimento do pára-brisas que à passagem «desturva» a imagem dos protagonistas...
Na segunda parte do filme, de automobilistas passarão a peões, a monte pelas serranias, onde os lobos uivam e a neve lhes atasca os passos. São uivos que se escutam ao longe, mas é humana a alcateia que se afasta das povoações e devora uma perna de carneiro morto. E ao contrário de Tarde Demais, cada vez menos temos a certeza de que estes náufragos queiram ser salvos.
Antes da «lobinização» em curso, ainda há-de aparecer um bordel onde pontifica um cão de louça, uma beldade brasileira que «não tá nem aí», Ivone, «chefe» das prostitutas e ex-grávida abandonada vai para trinta anos (Maria João Luís), um filho que quer conhecer o pai (Francisco Nascimento), um polícia equívoco (Pedro Hestnes) e dois amigos pouco colaborantes (Vítor Norte e Adriano Luz) – e com estes quase que se completa o elenco meio submergido de Tarde Demais.
Numa cena filtrada pelo pára-brisas, um não diálogo a dois: Ele, um enfurecido Joaquim, (Nuno Melo) a dizer «é sempre a mesma coisa, não se pode confiar em ninguém» e, noutro comprimento de onda, Vanessa (Catarina Wallenstein) a responder-lhe «e se fossemos para Paris?». Continua ele: «É sempre a mesma coisa». E ela a retribuir-lhe com chapéus, vestidos e torres Eiffels... E esta, que é provavelmente a melhor cena a dois do filme, vem aqui, de propósito, para reintroduzir Catarina Wallenstein, 21 anos (Prémio Jovem Talento no Festival do Estoril), que, por acaso, foi mesmo viver para Paris. Depois do liceu Francês, das aulas do Conservatório (ainda incompleto), e desta primeira experiência a sério no cinema, Catarina estuda, como estagiária estrangeira (cinco vagas para todo o mundo), no Conservatoire Supérieure d’ Art Dramatique. Em paralelo, tem aulas de canto clássico: «Quero estudar muito. Ser actor, ultrapassarmo-nos a nós próprios, é um trabalho infinito. E continuo a levar o estudo de canto muito a sério. Serei uma actriz completa». Catarina estuda música desde os cinco anos, começou pelo violoncelo (o pai é contrabaixista e irmão do actor José Wallenstein), mas o que lhe dava mesmo mais prazer era o coro (a mãe é cantora lírica). Participou em vários coros infantis do S. Carlos, adora ópera e Puccini, mas não gosta de «mitificar». «Não me quero auto-policiar demasiado, tenho de aceitar que o caminho se faz lentamente». Catarina é daquelas raras actrizes que tem o imenso talento de, neste filme, proferir frases banais, no tom certo, sabendo-se que bastava meio tom abaixo ou acima para as tornar forçadas ou ridículas. «Claro que quando revejo o filme (e cada vez gosto mais dele) penso que há milhões de coisas que podia ter feito de maneira diferente. Isto da representação tem a ver com a luz que está nesse dia, com o que sentimos, com as nossas memórias... E em poucos meses podemos aprender tanto... O que eu sei é que naquela altura fiz mesmo o melhor que sabia e podia», comenta Catarina. «O filme possível», foi também assim que José Nascimento classificou Lobos, na sessão de ante-estreia. Antes disso, já Paulo Branco arrazoara sobre a inconsistência cultural do país, sobre o «culto da mediocridade», sobre o «célebre» pivot da RTP, agora muito em voga nos meios literários, que uma vez lhe disse que as peças sobre cinema não se deviam passar no telejornal, «porque na BBC também não passavam». Paulo Branco respondeu-lhe, na altura, que a BBC também «não passava peças de futebol»... E continuou a sua pródiga indignação contra a ausência de políticas culturais, a ausência do ministro da cultura naquela sessão, a ausência de jornalismo de investigação. «Pior estão os realizadores», respondeu-lhe José Nascimento: «Têm de resistir a tudo isto e ainda... aos produtores».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Realizado por
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern
Tarantino de A a Z e Quiz
Legenda
Ver sempre
Ver duas vezes
Ver
Demasiado Visto
Invisível
Quiz
Teste os seus conhecimentos em Tarantino, Curtas e Cinema Português
Em estreia
De olhos bem abertos
Seguidores
Follow this blog
Jornal de Letras
A carregar...
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
1 estrela
1estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 Estrelas
African Screens 2009
animação
Cannes
ciclone
De olhos bem abertos
Doc_Europa 2009
DocLisboa 2009
Documentários
Dossier Home
Dossier Shotgun
Dossier Um Amor de Perdição
Efemérides
Em cartaz
Encontros Imediáticos
Estoril 2009
Estrelas
Festivais
Filmes
Filmes Portugueses
Frames
Genérico
Grande Cena
Indie 2009
O gosto dos outros
Óscares 2008
óscares 2009
oscares 2010
Primeira Fila
quiz
Tarantino
Ultra-Sons
videovigilancia
Vila do Conde 2009
Arquivo do blogue
Arquivo do blogue
fevereiro 2010 (20)
janeiro 2010 (21)
dezembro 2009 (20)
novembro 2009 (23)
outubro 2009 (33)
setembro 2009 (24)
agosto 2009 (13)
julho 2009 (33)
junho 2009 (20)
maio 2009 (39)
abril 2009 (44)
março 2009 (18)
fevereiro 2009 (3)
janeiro 2009 (7)
dezembro 2008 (5)
novembro 2008 (7)
outubro 2008 (7)
setembro 2008 (5)
agosto 2008 (2)
julho 2008 (2)
junho 2008 (7)
maio 2008 (13)
abril 2008 (6)
março 2008 (9)
fevereiro 2008 (7)
janeiro 2008 (7)
dezembro 2007 (1)
outubro 2007 (7)
setembro 2007 (4)
agosto 2007 (1)
julho 2007 (2)
junho 2007 (4)
maio 2007 (4)
abril 2007 (4)
março 2007 (4)
fevereiro 2007 (1)
janeiro 2007 (1)
novembro 2006 (1)
outubro 2006 (1)
Filmes neste Blog
Tudo Pode Dar Certo
Homens que matam cabras só com o olhar
Invictus (MH)
Invictus (AMC)
A Bela e o Paparazzo
Anticristo
Estrela Cintilante
Bombon, el perro
A Rua
O Laço Branco (AMC)
O Laço Branco (MH)
Um Profeta
Os amores de astrée e céladon
$ 9,99
O Sítio das Coisas Selvagens
Deixa Chover
Avatar (MH)
Avatar (AMC)
Uns Belos Rapazes
Afterschool (MH)
Afterschool (AMC)
Ágora (MH)
Ágora (AMC)
Planeta 51
Uma Aventura na Casa Assombrada
A nova Vida do Sr O’Horten
Paranormal Activity
Capitalismo: Uma História de Amor (AMC)
Capitalismo, Uma História de Amor (MH)
Tetro
Cliente
Ne Change Rien
Moon
Birdwatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
Os Substitutos
Morrer Como Um Homem
21 From 40
O Dia da Saia
An American film Director at Work : Martin Scorcese
Lisboa Domiciliária
Luanda, Fábrica de Música
Bobby Cassidy – Counter Puncher
Loucos e fãs
Morrer Como Um Homem
Il Divo
Welcome
A Esperança Está Onde Menos Se Espera
District 9
Taking Woodstock
Pânico em Hollywood
O Outro Homem
Abraços Desfeitos
Sujidade & Sabedoria
35 shots de Rum
Sacanas Sem Lei (MH)
Sacanas Sem Lei (AMC)
Sinédoque, Nova Iorque
4 Copas
Inimigos Públicos
Nunca É Tarde Demais para Amar
Ou Morro Ou Fico Melhor
Duplo Amor
Os Limites do Controle
The Haunting in Connecticut
As Praias de Agnès (AMC)
As Praias de Agnès (MH)
A Jovem Vitória
Bruno
Stories on Human Rights
Home, Lar Doce Lar
Coco Avant Chanel
Sedução Mortal
Ligações Perigosas
Dois Dias para Esquecer
Histórias de Caçadeiras (MH)
Histórias de Caçadeira (AMC)
Star Crossed - Amor em Jogo
Flammen & Citronen
Arena (AMC)
Arena (MH)
O Último Condenado à Morte
Deixa-me entrar
Um Segredo Muito Nosso
Um Conto de Natal
Cada um o seu Cinema (AMC)
Cada um o seu Cinema (MH)
Memórias do Subdesenvolvimento
A Zona (MH)
A Zona (AMC)
As Operações SAAL
Star Trek
Salazar, A Vida Privada
De Malas Aviadas
Um Amor de Perdição
Encontros no fim do mundo
Histórias de Cabaret
A Mulher Sem Cabeça
Che, O Argentino e Guerrilha
A Vida Pela Frente
Almoço de 15 de Agosto
Choke - Asfixia
Corte do Norte
Gran Torino
O Canto Dos Pássaros
Che, O Argentino
Marley & Eu
O Leitor
Slumdog Millionaire
Revolutionary Road
Second Life
Milk
Vicky Cristina Barcelona
Contrato
Veneno Cura
A Troca
Valsa Com Bashir
Três Macacos
Quatro Noites com Anna
Caos Calmo
Austrália
Fome
Corpo de Mentiras
Ensaio Sobre a Cegueira
Sobreviver com Lobos
Em Bruges
A Arte de Roubar
A Turma
w
Entre os Dedos
High School I e II
A Turma
After School
Alone in Four Walls
Hold Me Tight, Let Me Go
Queria Ser
Mal Nascida
Destruir Depois de Ler
Yella
Gomorra
Solidão
Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste
O Ar que Respiramos
Wall.e
Brincadeiras perigosas
O Meu Irmão É filho Único
Alexandra
O Segredo de um Cuscuz
Um Homem Perdido
O sexo e a cidade
A Desconhecida
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal
Nada Meiga
Angel
Goodnight Irene
Terra Sonâmbula
Cartas a Uma Ditadura
A Ronda da Noite
Night Train
Wonderful Town
A Zona
Occident
One Day
My Blueberry Nights
Califórnia Dreamin’
Uma Segunda Juventude
The Mist – Nevoeiro Misterioso
Coeurs
REC
Não Estou Aí
Luz Silenciosa
Os Fragmentos de Tracey
Amor nos Tempos de Cólera
The Lovebirds
Duas irmãs, Um Rei
Caramel
Lobos
Este País Não É Para Velhos
Sweeney Todd
Michael Clayton
Juno
Persepolis
Haverá Sangue
Três Tempos
Sedução, Conspiração
Vista Pela Última Vez
Expiação
O Lado Selvagem
Daqui P'rá Frente
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
O Sonho de Cassandra
Call Girl
Sicko
A Outra Margem
Eles
& Etc
Adeus, Até Amanhã
É Preciso Fazer As Coisas
Jardim
A Morte do Senhor Lazarescu
O Julgamento
Pintar ou Fazer Amor
A Vida Interior de Martin Frost
Luzes no Crepúsculo
Fay Grim
Os Fantasmas de Goya
A Criatura
Por Culpa de Fidel
Death Proof
O Mundo das Mulheres
Lady Chatterley
O Astronauta
A Ponte
Dias de Glória
Zodiac
A Educação das Fadas
Directed By John Ford
El Amarillo
Love Conquers All
Le Dernier des Fous
Natureza Morta
Moscovo Zero
Climas
Sinal de Alerta
Número 23
O Caimão
As Vidas dos Outros
O Grande Silêncio
Viúva Rica Solteira Não Fica
Transe
Sem comentários:
Enviar um comentário