segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cinanima: a festa da animação



A Matter of Loaf and Death, o ultimo episódio da série britânica Wallace & Gromit, de Nick Park, é um dos grandes destaques do Cinanima, que decorre em Espinho, de 9 a 15 de Novembro. Aquele que é o maior festival de cinema de animação português, e um dos mais destacados a nível europeu, entra assim na 33.ª edição. O filme abre o certame, logo no dia 9, às 22 horas, numa sessão em que também passa Life Without Gabriella Ferri, da dupla estónia Priit e Olga Parn. O mais importante são os filmes portugueses. Para o Prémio António Gaio, da competição nacional, concorrem dez filmes, e muitos mais ficaram de fora, mostrando não só a quantidade mas também a qualidade da produção portuguesa. Alguns já se afiguram como favoritos ao prémio: Mi Vida en tus Manos, de Nuno Beato, sobre a tourada; Passeio de Domingo, de José Miguel Ribeiro, em que o único realizador português premiado com o Carton D’Or regressa à animação de volumes; Café, de João Fazenda e Alex Gozblau, dois dos melhores ilustradores portugueses da actualidade; 28, de José Xavier, num percurso a bordo do mais famoso eléctrico de Lisboa; ou Pássaros, de Filipe Abranches, já premiado no IndieLisboa. Diga-se que João Paulo Cotrim está em grande evidência, assinando o argumento de três dos dez filmes. À parte, funciona o Prémio Jovem Cineasta, dividido em diferentes categorias, que tanto premeia filmes de crianças como primeiras obras.

A Competição Internacional de Longas-metragens pela primeira vez conta com cinco obras. Mostra do encanto que vem de leste. Da república Checa, dois filmes: In Attic:Who has a birthday?, de Jiri Barta, uma fabulosa animação de marionetas, ao melhor estilo; e Goat Story – The Old Prague Legends, de Jan Tománek, a primeira longa-metragem 3D da República Checa, que conta a história do homem que fez o mais famoso relógio da Europa. Da Rússia, uma história de encantar em verso ainda ao estilo soviético: The Tale of the Soldier Fedot, The Darkling Fellow, de Ludmila Steblyanko. A dupla belga Stépháne Aubier e Vincent Patar apresenta em formato longo o trabalho apresentado em curtas-metragens, com aqueles bonequinhos plásticos de índios e cowboys. A aventura chama-se Panique au Village. A maior surpresa talvez venha da Argentina: Boogie, el Acetoso, de Gustavo Cova, é uma obra de uma violência exacerbada, inspirada numa BD proibida na Argentina durante a ditadura.

Pelo Cinanima passam ainda dezenas de curtas-metragens dos quatro cantos do mundo, bem como programas especiais, incluindo uma palestra de Lara Ermacora e um workshop de Marius Legge.

Sem comentários: