sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rearrumar a estante dos DVD

Antes de mergulhar a fundo na nova estação Outono-Inverno cinematográfica, a última chamada para arrumar a prateleira com filmes que marcaram a temporada anterior, já em DVD

- Adeus, Até Amanhã
António Escudeiro
Real Ficção

Um roteiro sentimental on the road, através de quatro mil quilómetros angolanos. No documentário, presente no DocLisboa, o autor regressa ao seu país de origem, ao encontro das pessoas e do(s) espaço(s), sem saudosismos estéreis.

- Aquele Querido Mês de AgostoMiguel Gomes
Som e a Fúria
O filme português mais híbrido e premiado dos últimos tempos. A segunda longa do realizador fez um percurso exemplar pelos festivais internacionais e conquistou dezenas de prémios e muitos elogios da crítica.

- Entre os Dedos
Tiago Guedes e Frederico Serra
Clap Filme
Uma das melhores produções nacionais recentes, o segundo filme da dupla demonstra uma coerência estética e formal notável no modo como vai de encontro a uma família suburbana, entre a apatia e o desamor, no seu quotidiano a preto e branco


- O Sangue, de Pedro Costa
Midas Films
No ano de todas as homenagens a Pedro Costa, a grata oportunidade de rever o seu filme, de há 20 anos, que já pronunciava todo o seu génio. A soturna, e ainda assim a mais solar, obra de Costa vem acompanhada dos saudosos comentários de Benard da Costa


O Estranho Caso de Benjamin Button, de David Fincher
Warner Bros
Foi a entrada de leão e saída de sendeiro desta edição dos Óscares. O filme em que Brad Pitt rejuvenescia, numa adaptação de Scott Fitzgerald, chegou com 13 nomeações, mas apenas levou a estatueta em categorias menores



O Homem no Arame, de James MarshUm muito equilibrado documentário, vencedor do Óscar da categoria, ao acompanhar em retrospectiva Philipper Petit, na sua louca, funâmbula e poética missão: atravessar as Torres Gémeas, suspenso a 410 metros de altitude



Quem Quer Ser Bilionário, de Danny Boyle
Zon Lusomundo
Uma tragicomédia que alia a sordidez e sorriso, a um ritmo trepidante, musical e com uma filigrânica estrutura narrativa. Apesar da repugnância da crítica portuguesa arrasou nos Óscares: oito estatuetas, inclusive o de melhor filme e melhor realizador


- Gran Torino, de Clint Eastwood
|Warner Bros
Um filme sobre o crescimento. De um miúdo, de um velho e de um país que é construído com os sedimentos de emigrações acumuladas. É pena que os extras se consagrem exclusivamente à questão automobilística

- Tempos de Verão, de Olivier AssayasAtalanta
Um filme bem francês, com uma dose de nostalgia temporal e espacial, ao mesmo tempo. Uma velha mãe despede-se dos filhos, mas as suas pegadas neste mundo, as suas mobílias, os seus quadros, a velha casa permanecem, como uma cicatriz

- Almoço de 15 de Agosto, de Gianni Di GregórioAtalanta
Uma comédia à italiana, de uma singeleza desconcertante, em que a dignidade e a decadência coexistem. Durante o feriado de 15 de Agosto, um cinquentão toma conta de umas velhotas, numa Roma abrasadora e deserta. Tão simples quanto isto.

- Deixa-me Entrar, de Tomas AlfredsonCastello Lopes
O melhor filme de vampiros da temporada não vem da Transilvânia e muito menos dos EUA, mas da Suécia. Uma história de seres nocturnos e sanguinários que afinal também é uma história de adolescente, num país cheio de design e civilização


- Caos Calmo, de Antonello GrimaldiMidas
Uma das melhores obras que chegou às salas há precisamente um ano. A realização não é de Morreti, mas o carimbo morretiano está lá ( ele interpretou e escreveu o guião).Um filme em suspensão, onde a espera é o que permite encontrar a ordem no caos

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