terça-feira, 9 de junho de 2009

Canneonização

Três filmes que marcaram o mais famoso festival do ano passado chegam agora a DVD, em edições especiais





A Turma, de Laurent Cantet (Midas)















Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles (CastelloLopes)











A Valsa com Bashir, de Ari Folman (Atalanta)











Se os festivais também viessem engarrafados e com rótulo, o de Cannes 2008 não seria um desses vinhos gourmet que vão à mesa embrulhados em guardanapo e a preços extravagantes. Seria antes uma garrafa a boiar no oceano, daquelas que transportam algo muito menos líquido: uma mensagem. Da edição do festival do ano passado saiu uma safra especial, que começa agora a chegar a DVD. Primeiro, o certame inaugurou-se com um dos filmes mais aguardados de sempre: Ensaio Sobre a Cegueira, do Nobel português José Saramago, pelas lentes bifocais do premiado realizador brasileiro Fernando Meirelles. Depois, foi aquela vaga de hiper-realismo que inundou a secção. Os filmes vencedores - A Turma (Palma de Ouro) e Gomorra (Grande Prémio)- ficavam ambos nesse ambíguo equilíbrio entre a ficção e o documentário.Valsa com Bashir ainda foi mais longe, ao capturar elementos da realidade, e da própria experiência de guerra do realizador para a animação. A Turma, o Ensaio... e a .Valsa..., agora para ver ou rever no sofá, todos três em edições especiais.


A Turma, do francês Laurent Cantet, foi o filme fenómeno que, através de um professor e de uma turma reais, conseguiu aquilo que muitos tentaram mas nunca lá chegaram: abrir a caixa negra da escola. Baseado no livro do professor François Bégadeu (que interpreta no filme o seu próprio papel), o filme encontra no seu título original, Entre Les Murs, todas as dimensões que a obra oferece. Não só o dispositivo narrativo, que é todo ele passado entre as quatro paredes de uma escola francesa, como dá a noção do encurralamento de um professor, ensanduichado, com uma turma de adolescentes indisciplinados pela frente e o sistema por detrás. Num ano lectivo em que os professores estiveram no centro das (des)atenções, A Turma é uma oportunidade para reflectir sobre estes micro-cosmos escolares, sem câmaras de telemóveis nem gravadores indiscretos – sobretudo porque esta edição oferece um CD de extras, com making of, cenas comentadas pelo realizador, uma entrevista a Begaudeau e o debate no Doc Lisboa 2008, quando o filme se estreou. Também esta luminosa edição de O Ensaio... traz um exclusivo para Portugal, juntando, em extra, a apresentação do filme em Lisboa feita por Saramago e Meirelles. E se O Ensaio... é essa epidemia de falta de visão e de lucidez muito mais contagiosa do que a gripe A, a Valsa Com Bashir – um dos raríssimos casos em que uma animação foi nomeada para melhor filme nos Óscares – abre os olhos para os monstruosos massacres de Sabra e Chatila, e reaviva a memória de quem esqueceu o que afinal não se pode esquecer.


Os Três Macacos, de Nuri Belge Ceylan (Atalanta)


Outro filme que conquistou Cannes, o ano passado, na categoria de Melhor Realizador. Esta é uma obra absolutamente desintoxicante. Não ver, não ouvir, não falar - um bom filme para se deixar imergir lentamente no cinema em estado puro deste cineasta turco e muito bergmaniano. Mentiras em cadeia que se vão multiplicando e invadindo o quotidiano de uma família, como infiltrações. E tudo se vai desenrolado ao ritmo da respiração, em enquadramentos fantásticos e grandes planos. Sem dúvida, um dos mais belos filmes que estiveram em cartaz em 2008.





Quatro Noites Com Anna, de Jerzy Skolimowski (Atalanta)


Um filme que marca o regresso do realizador polaco, ao fim de 17 anos de afastamento. Situado numa vilória fria, triste e húmida, cheia de lamas e nevoeiros, no norte do país, a história «poetisa» o voeuyrismo de um solitário, débil mental, que se apaixona à distância por uma vizinha. Na mais bizarra delicadeza, um homem vai passando pelos sonos de Anna, como a correnteza do rio da aldeia que arrasta consigo o prenúncio de uma vaca morta.




O Voo do Balão Vermelho, de Hou Hsiao-Hsien (Atalanta)




Dizem que é aqui que Juliette Binoche apresenta o seu melhor papel, mas é Simon Iteanu quem mais marca o filme com o seu olhar interrogativo de criança. O filme cruza a história de uma marionetista mãe solteira (Binoche), em Paris, que contrata uma estudante de cinema taiwanesa como baby-sitter. Mas é um insólito balão vermelho que nos vai desvendando uma terceira personagem: a cidade

1 comentário:

Isabel disse...

Fiquei com vontade de ver "A Turma". Quando tiver tempo será o dvd que escolherei para alugar. Quanto ao filme "Ensaio sobre a Cegueira", vi-o e sinceramente não posso dizer que o achei excelente. Deu-me mais vontade de ler o livro de Saramago e ver se o significado da cegueira é melhor explicado e me desperta maior interesse. O final do filme, não sei se no livro acontece o mesmo, não contribui para dar credibilidade à história. Finais felizes nem sempe são a melhor opção, ou pelo menos, a mais realista.