quinta-feira, 26 de março de 2009

Qual o melhor Che?

Nem revolução, nem evolução... Nem uma nem outra aconteceram neste loooooongoooo biopic, Che, o Guerrilheiro (primeira parte), de Steven Soderbergh, que se estreia hoje, 19. Aqui ficam, por ordem de decrescente revolução, os «sósias» cinematográficos de um dos maiores ícones do século XX e... XXI


1- Omar Sharif, em CHE!, de Richard Fleischer (1969)





Bem haveria de lamentar Omar Sharif por toda a sua vida ter aceite participar neste filme que ele próprio classificou de deplorável e «inteiramente manipulado pela CIA»: «Foi o maior erro da minha carreira», declarou o «Doutor Jivago».



2- Michael Palin, no sketch Communist Quiz, dos Monty Python (1984)




É este o mais «revolucionário» Che de sempre. Numa espécie de show televisivo improvisado, ao vivo, no Hollywood Bowl, Michael Palin faz de guerrilheiro argentino ao lado de Karl Marx, Lenine e Mao Tsé-tung, esmagados pelas suas futebolísticas ignorâncias...


3- Gael García Bernal, em Os Diários da Motocicleta, de Water Salles (2004)




Na fase em que Che ainda não tinha descoberto o revolucionário que havia dentro de si, o filme segue a travessia do jovem médico (Gael Garcia Bernal), numa motocicleta, pelo continente sul-americano, com o amigo Alberto Granado.


4-Benicio Del Toro, em Che, o Argentino eo Guerrilheiro, de Steven Soderbergh (2008)






As mais de quatro horas de filme obrigaram a uma exibição em duas partes. A este Che, feito pelo realizador da saga Oceans e de Sexo Mentiras e Vídeo, e interpretado por Benicio Del Toro falta-lhe sobretudo alma.

Sem comentários: